Alunos da EE Oracy Matricardi desenvolvem ação ambiental para arrecadar latinhas

quarta, 20 de setembro de 2017

foto

O prefeito Nelson Bugalho recebeu nesta terça-feira (19) no gabinete os alunos da Escola Estadual Integral Professor Oracy Matricardi, localizada no Conjunto Ana Jacinta. Os alunos apresentaram ao prefeito, o projeto ambiental “Recicla Lata: Educação Ambiental e Cidadania”. A iniciativa já arrecadou 15 mil latinhas revertidas para a compra de cortinas para salas de aula.

A reunião no gabinete contou com a presença do professor de geografia Sérgio Pereira de Souza, do vereador, José Geraldo de Souza, o ‘Geraldo da Padaria’, a assessora do Meio Ambiente, Thais Fernanda Silva, e do grupo de mães de alunos, que apoiam o projeto: Raquel Braga de Oliveira, Rosangela Proença e Adriana Márcia Cardoso.

O prefeito Nelson Bugalho parabenizou os alunos pela iniciativa, que visa reciclar os resíduos e poupar os recursos naturais, de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos. “Atitudes como essa, são importantes, para conscientização da população e para esse comportamento se propague para outras escolas”, destacou.

Conforme o professor Sérgio, a iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa de campo, para levantar a quantidade de latas de refrigerante, descartadas diariamente nas residências dos alunos e nas ruas.

A elaboração do projeto surgiu a partir do protagonismo do aluno Lucas Gabriel Braga de Oliveira do 8º ano B e sua família, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservação. A iniciativa mobilizou toda a comunidade do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

A primeira etapa do Recicla Lata envolveu 65 alunos do 8º ano A e do 8º ano B. Os alunos arrecadaram 15 mil latinhas, que foram revertidas em R$ 750,00 para a compra de cortinas para as duas salas.

Houve premiação para os alunos, que mais arrecadaram latinhas. Os três primeiros colocados de cada sala receberam medalhas e troféus como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.

Já a segunda etapa do ‘Projeto Recicla Lata Edição 2017’ foi iniciada em agosto, com a meta de reverter os recursos, para a compra de bancos e uma cadeira de rodas.

O objetivo do projeto é de desenvolver nos alunos atitudes de conscientização para a preservação do meio ambiente envolvendo todos os alunos da escola e a comunidade. Dentre os alunos que se destacaram na arrecadação: Hyasmin Carvalho; Luís Felipe e Lucas Gabriel Braga de Oliveira.

Fonte:Secretaria de Comunicação

Tags