Projeto E Agora José? trabalha orientação profissional de alunos do IE

quarta, 27 de setembro de 2017

foto

Ao longo da vida precisamos fazer várias escolhas, e a mais difícil é a escolha profissional. Os jovens mal saem da adolescência e já precisam tomar uma decisão sobre o seu futuro, e muitas vezes sofrem pressão de família e amigos, podendo causar a sensação de angústia e sofrimento a eles.

Pensando nisso, nesta quarta-feira (27/09), ocorreu mais uma edição do projeto E Agora José – Orientação Profissional com a participação de 60 alunos do ensino médio da Escola Estadual IE Fernando Costa.

A aluna do curso de Psicologia, Tayná da Silva, explica sobre a ação “Nós aplicamos dois testes de aptidão, pra você ver em qual área eles estão mais aptos. Vamos supor que eles gostem da área de exatas, então no teste eles veem se estão aptos para fazer essa área, mas não quer dizer que o teste seja 100% a escolha profissional deles”.

Ela também nos conta como um dos testes foi realizado “A batata quente, por exemplo, foi um dos testes e, eles pegam uma caixinha e vai passando entre eles e dentro tem as frases que nós colocamos e eles debatem sobre as frases que estavam na caixa, vamos supor, a minha família influência no meu processo de escolha profissional? Ai eles falam se sim ou se não e em seguida debatemos”, pontua.

A aluna Beatriz Taliele diz que o teste reforçou a sua escolha profissional. “Eu gostei bastante, me ajudou a esclarecer o que eu já queria fazer, e eu fiz os testes e deu exatamente o curso que eu quero, que é cinema e audiovisuais. Assim como Pedro Bento do Lima, também estudante “Eu já tinha uma ideia pelo curso e a área que eu ia seguir, mas esse workshop ajudou bastante a ter uma certeza pela área que eu quero.”

Essa imutável escolha pode causar problemas de angústia aos adolescentes, por isso é muito importante à procura de profissionais, que são imparciais e não vão influenciar as escolhas do jovem, apenas despertar o que já está dentro dele.

A ação, que ocorreu no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), é organizada pela Coordenadoria Municipal da Juventude em parceria com o curso de psicologia da universidade. A ação ocorre desde 2011 e contou com a participação de mais de 4 mil jovens.

Fonte:Secretaria de Comunicação

Tags